QUANDO A PRESSA NOS ATRASA!

Êxodo 13.7

“Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.”

Introdução:

Todos nós em algum momento já tivemos atrasos na nossa vida por causa da pressa! Na verdade, não é por causa da pressa em si, mas porque queremos fazer no nosso tempo e da nossa maneira ao invés de buscarmos a direção do Senhor. Precisamos ser cuidadosos para não tentar acelerar a bênção e a promessa de Deus na força do nosso braço. 

Por isso, gostaria de mostrar usando exemplos bíblicos quando a pressa do homem atrasa a bênção de Deus.   

  1. Quando seguimos o caminho dos filisteus:

Êxodo 13.17

“Tendo Faraó deixado ir o povo, Deus não o levou pelo caminho da terra dos filisteus, posto que mais perto, pois disse: Para que, porventura, o povo não se arrependa, vendo a guerra, e torne ao Egito.”

Deus poderia levar o seu povo por um caminho mais curto, mas preferiu levá-los por um caminho mais longo. 

O poder de acelerar pertence a Deus. Precisamos descansar e procurar sempre saber qual é o caminho e a maneira de Deus.

Os filisteus eram um povo descendente dos egípcios, portanto são os filhos do mundo, simbolizado pelo Egito. 

Os filisteus não são o mundo, mas representam uma mentalidade mundana oposta ao evangelho dentro da igreja. São pessoas que estão dentro da igreja, mas independentes de Deus e contra Deus.

Êxodo 13.17 nos mostra que havia dois caminhos possíveis para se chegar a Canaã: o caminho dos filisteus e o caminho do deserto. Isso aponta para o que Jesus disse: o caminho largo e o estreito.

O caminho largo é o caminho dos filisteus, o caminho que nos leva a desviar, a desistir e até a voltar para o Egito. 

O caminho estreito é o caminho do deserto, o lugar onde não há mais retorno e dependemos exclusivamente de Deus, por isso mesmo, exige fé. No caminho dos filisteus, sempre somos levados a voltar ao Egito e não a avançar para Canaã.

Para chegar a Canaã pelo caminho dos filisteus, não há necessidade de passar pelo mar Vermelho e nem pelo rio Jordão. Mas o caminho de Deus implica passar pelo mar Vermelho, depois pelo deserto, pelo rio Jordão e só então entrar na terra prometida. 

Portanto, havia dois obstáculos: o mar Vermelho e o rio Jordão, e ambos apontam para a cruz de Cristo. 

Se seguirmos o caminho dos filisteus, não passaremos pelo mar e nem pelo rio. Parece mais fácil e mais rápido, mas o resultado é voltar para a opressão no Egito. 

2. Quando usamos as armas dos filisteus:

As pessoas estão sempre tentando descobrir a fórmula para a bênção. Elas veem alguns sendo abençoados e presumem que a bênção é resultado de algo que o homem faz, de um método que ele segue. O método nunca é o segredo da bênção na Palavra de Deus.

Se você ler o relato, em I Samuel 13, verá que, em todo o Israel, somente Saul e Jônatas tinham espadas.

I Samuel 13.19-22

“19 Ora, em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada, nem lança.

20 Pelo que todo o Israel tinha de descer aos filisteus para amolar a relha do seu arado, e a sua enxada, e o seu machado, e a sua foice. 

21 Os filisteus cobravam dos israelitas dois terços de um siclo para amolar os fios das relhas e das enxadas e um terço de um siclo para amolar machados e aguilhadas. 

22 Sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada, nem lança na mão de nenhum do povo que estava com Saul e com Jônatas; porém se acharam com Saul e com Jônatas, seu filho.”

Nessa época, os filisteus eram mais avançados do que Israel, eram mais desenvolvidos tecnologicamente. Eles já estavam na idade do ferro, enquanto os israelitas ainda estavam na idade do bronze. Hoje também é comum ouvir-se dizer que a igreja está muito atrasada em relação ao mundo. 

Não é porque os filisteus têm espadas de ferro que eles vão vencer a guerra. É a unção do Espírito Santo que nos dará um ministério relevante. Por isso, precisamos orar. Precisamos faze a obra de Deus debaixo da unção do Espírito Santo.

É impressionante quando vemos no livro de juízes que Sansão, o qual viveu pouco antes de Samuel, ignorou o fato de os filisteus terem espadas de ferro. 

Diz a Escritura que ele enfrentou e matou mil filisteus com uma queixada de jumento:

Juízes 15.15

“E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.”

Antes dele, outro juiz chamado Sangar feriu seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois:

Juízes 3.31

“Depois dele levantou-se Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos homens dos filisteus com uma aguilhada de bois ele também libertou a Israel.”

3. Quando imitamos o estilo de vida dos filisteus: 

Em I Samuel, lemos que, numa ocasião, o povo de Israel tentou usar a Arca da Aliança como se fosse um amuleto. 

Eles a levaram para o meio do campo de batalha, mas isso não impediu que os filisteus vencessem a batalha e capturassem a Arca.

I Samuel 4.10

10 Por isso, os filisteus lutaram desesperadamente e Israel foi novamente derrotado. Dos homens de Israel morreram 30 000 nesse dia e o restante fugiu para as tendas. 11 A arca de Deus foi capturada…”

Quando Davi começou o seu reinado, ele decidiu levar a Arca para Jerusalém. Mas, em vez seguir a instrução bíblica de como carregar a Arca, ele decidiu usar a mesma estratégia dos filisteus: um carro de boi.

Davi quis acelerar o processo de trazer a Arca (I Crônica 13.9). A Arca era pesada e trazê-la da maneira de Deus parecia ser muito lento, por isso, ele decidiu levar em carros de bois para chegar mais rápido em Jerusalém. 

E sabe qual foi o resultado? O que era para ser feito em um dia demorou três meses. 

Davi quis fazer as coisas de Deus da maneira do mundo. Ele tentou trazer a Arca usando a estratégia dos filisteus, mas Deus rejeita isso. 

O mundo tem a sua forma de fazer as coisas que funciona para os do mundo, mas o povo de Deus não pode seguir o modelo de vida do mundo. 

Salmo 1.1

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Tiago 4.4

“Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

  • Precisamos sempre perguntar se as nossas estratégias têm o selo de Deus. 

As coisas de Deus às vezes parecem muito demoradas, mas elas acontecem no tempo certo. Existe um tempo certo de Deus agir. Esse tempo é o Kairós de Deus. É o momento certo do Senhor agir. 

Quando a gente quer que as coisas aconteçam no nosso tempo e do nosso jeito, mesmo que bem-intencionados o resultado final será a obra da carne.

  1. O exemplo de Abraão:

Lembra do que aconteceu com Abraão? Abraão achou que Deus estava demorando muito e gerou um filho à sua maneira, e o resultado foi Ismael. 

O resultado foi que ele ficou treze anos sem ouvir a direção de Deus. O Senhor esperou até que Abraão não tivesse mais nenhuma capacidade natural de gerar um filho. 

  • Não tente ajudar a mover a mão de Deus, apenas descanse e espere n’Ele.
  • Nunca tente dar uma mãozinha a Deus! 
  • Se queremos desfrutar da sua bênção temos que aprender que nossa parte na equação é somente crer. 
  • Toda vez que queremos produzir milagres, nós atrasamos os processos de Deus na nossa vida. 

Conclusão: Muitas vezes não entendemos os caminhos do Senhor. Somos tentados a pensar que o nosso seria melhor e mais rápido.  Mas Deus tem a sua forma de trabalhar! O Senhor nunca se atrasa, nunca demora. Ele sempre age no tempo certo. E o tempo certo é o tempo dEle.

Por isso, hoje a minha palavra para você é: Descanse e creia que o Senhor está no controle de todas as coisas. 

Você não precisa andar no caminho dos filisteus para chegar mais rápido!

Você não precisa usar as armas dos filisteus, para Deus lhe dá vitória! 

Você não precisa viver o estilo de vida dos filisteus para fazer as coisas acontecerem na sua vida.

Há uma promessa do Senhor sobre a sua vida! E basta uma palavra do Senhor para que o milagre aconteça! 

Portanto, confia, espera e descansa!