“Existem muitas coisas que explicam o sucesso e o crescimento de uma igreja, mas certamente o fator principal é a unidade”
Tudo o que o diabo faz visa destruir nossa unidade, pois sem ela a igreja estará arruinada, sem expressão e impacto no mundo espiritual. Mas para ter unidade é preciso concordância (Amós 3:3). Não há como avançar sem concordância. Por isso em sua ultima oração – chamada sacerdotal – Jesus roga pela unidade de seus discípulos (Jo 17:20-23).
Na igreja de Corinto havia muitos problemas: carnalidade, entendimento doutrinário, questões sobre casamento, questões sobre os dons, comida consagrada a ídolos e outros. Mas o problema principal era a divisão. E ao tratar dessa questão em 1 Co 1:10, Paulo coloca três princípios que devemos guardar na vida de nossa igreja: falar a mesma coisa, ter uma mesma disposição mental e ter um mesmo parecer.
Falar a mesma coisa: para avançar é preciso falar a mesma coisa. Há pessoas cheias de vaidade intelectual, que discordam simplesmente para mostrar que não seguem a ninguém e são originais. Esse espírito tem destruído muitas igrejas. Se desejamos ver o mover de Deus entre nós, precisamos rejeitar esse espírito.
Ter uma mesma disposição mental: Somente pela ação do E.S conseguimos ter a mesma forma de ver as coisas. Por isso podemos comparar a Unidade igual a um purê de batata, o processo é o mesmo.
1- Somos fervidos pelo poder do Espirito, removendo todas mazelas
2- Somos descascados de todo ego e vaidade, dando lugar a vontade de Deus.
3- Somos Amassados (tratados) para entender que o valor não é o vaso e sim o que está dentro do vaso.
O individualismo tem sido um grande impedimento ao avanço da obra de Deus, mas quando nosso ego é crucificado, não temos opiniões próprias, temos apenas a vontade de Deus. Somente corações contritos podem ser unidos.
Ter um mesmo parecer: não precisamos ter a mesma opinião sobre política, futebol ou qualquer outra coisa natural. O que Paulo diz é que devemos ter a mesma opinião nas questões espirituais. Em uma igreja local não pode haver dois pensamentos ou dois pareceres, todos nós devemos ter a mesma opinião.
Por isso devemos nos dispôr pagando o preço pela unidade.
1- Pagando o Preço pela Unidade
Aceitando as diferenças entre nossos irmãos: Como um pai que tem muitos filhos e nenhum é igual ao outro, assim são nossos irmãos. Pessoas iguais são clones, fruto da vaidade e soberba.
Acreditando que não mudamos nossa igreja: Cremos que a igreja é um lugar perfeito constituido por pessoas imperfeitas.
Rejeitando as preferências pessoais: Quando estamos unidos pelo propósito entendemos que o propósito de Deus é maior que nossas preferências, sendo assim, eu me submeto ao propósito de Deus junto com meu irmão para engrandecermos Cristo aqui na Terra.
Compartilhamento:
1- Vc já experimentou do poder da unidade em algum momento em sua vida?
2- Conte alguma experiência que vc teve com a unidade, exemplo empurrar um carro sozinho e empurrar um carro com pessoas qual a diferença de desgaste?