O ESPÍRITO EXCELENTE DE DANIEL

Ministração: DISCIPULADOR GABRIEL C. NUNES

O Espírito Excelente de Daniel

Texto base: Dn 6:1-3

Daniel foi alguém que se tornou conhecido pelo seu “espírito excelente”. Mas o que faz uma pessoa atingir o destaque que Daniel atingiu? São seus talentos e capacidades? Não! Na verdade, tudo o que Daniel atingiu foi graças ao agir do Espírito Santo na vida dele. E Deus tem o mesmo para nós! Por isso, vamos analisar as características que destacaram Daniel e como elas podem ser geradas em nossa vida.

1- O caráter de Daniel (Dn 6:4-5)

Caráter é o conjunto de características que nos definem moralmente. Está relacionado ao nosso comportamento. Mas existe uma definição mais simples: caráter é aquilo que fazemos quando ninguém está olhando. Daniel possuía um caráter irrepreensível! Mas uma coisa precisa ficar clara quanto a isso: o caráter que precisamos expressar não é o nosso. Daniel não era irrepreensível porque era bom, mas porque ele não expressava a si mesmo e sim o caráter de Deus. E essa não é uma obra nossa, mas do Espírito Santo. Nossa parte é permitir que o Espírito Santo gere em nós esse caráter. Precisamos passar pelo processo de anulação do nosso ego para assim, nos tornarmos a expressão de nosso Pai!

2- A excelência de Daniel (Dn 5:11-12)

Daniel se destacava pela excelência que tinha. Entretanto, precisamos entender que não é apenas uma questão de sermos talentosos e capacitados para realizarmos tarefas. Apesar de que isso é importante, pois como representantes de Deus precisamos fazer o melhor. Então, se você é líder, aperfeiçoe sua liderança. Procure ser um ótimo funcionário onde você trabalha. Seja um aluno exemplar, um filho modelo. Mas o que fica claro em Dn 5:11-12, é que havia algo sobrenatural em Daniel. Podemos ser talentosos, inteligentes e etc, mas precisamos ter algo bem claro: quem nos faz avançar é o Senhor. Tudo vem dele e é para ele. Quem garantia o caminho aberto diante de Daniel era o Espírito Santo, e da mesma forma é ele quem nos leva a uma vida abundante, quem nos confere sabedoria, discernimento e visão para caminharmos com firmeza na presença de Deus!

3- Espírito Santo: como termos mais dele em nossa vida?

Se você percebeu, tudo o que destacava Daniel vinha da ação do Espírito Santo nele e através dele. Mas como termos mais dele em nossa vida? Vejamos, rapidamente, as atitudes que levaram Daniel a essa vida poderosa em Deus:

a-) Uma vida de oração: oração fala de intimidade, relacionamento, proximidade. Não pense que você conseguirá ter uma vida como a de Daniel, vivendo apenas momentos esporádicos de “avivamento”. Daniel orava três vezes ao dia, ele tinha relacionamento com o Senhor. Se sua história com Deus se resume a culto e célula, terá sempre uma vida espiritual raquítica. É preciso “levar” a vida com Deus para o seu cotidiano. Não existe a divisão vida com Deus – vida secular. Nossa caminhada com Deus precisa abranger tudo!

b-) Conhecimento da Palavra de Deus: Daniel foi alguém teve revelações grandiosas vindas de Deus sobre o fim dos tempos. Foi alguém cheio de sabedoria e revelação dos céus! Todos queremos isso não é? Pois a chave está em Dn 9:1-2: Daniel estudava a palavra de Deus! Não apenas o “versículo da sorte” que recebemos de algum irmão ou de nossos aplicativos de celular, mas toda ela! Se não nos dedicarmos ao estudo e meditação na Palavra de Deus, nunca teremos revelação e conhecimento espiritual. Além do que, a Palavra de Deus é alimento que nos fortalece e guarda dos enganos espalhados pelo Diabo. Daniel foi alguém que impactou a nação onde estava (Dn 6:25-27 ).

Daniel nos mostra que somente alguém decido a “viver a vida” de Deus pode impactar sua geração. Que o Senhor encontre em nós a resposta para mudar sobrenaturalmente o ambiente onde estivermos, através de uma vida totalmente entregue a Ele!.