NENHUMA CONDENAÇÃO

Ministração: Pastor Samuel Seixas

TEXTO BASE: ROMANOS 8:1

O sentimento de acusação está na origem de todos os nosso problemas espirituais. Satanás significa acusador. Este é o seu principal trabalho dele. Ele aponta nossas falhas constantemente, é aquele que no acusa de dia e de noite Ap. 12:10.
Seu alvo é trazer acusação à vida do crente e ainda assim não ser detectado. Na verdade, muitos crentes confundem a acusação do diabo com o convencimento do Espírito Santo.

Romanos 8:1 é a porta de entrada para a vida no Espírito. Agora não há mais separação entre Deus e nós, não há mais nenhuma condenação sobre nós. No capítulo 7 de Romanos, Paulo estava lutando com a lei. Ele disse que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Mas, nós somos carnais, e quanto mais tentamos cumprir a lei, mais o pecado se manifesta 1 Co 15:56.

Não há nada de errado com a lei, mas quando ela entra em contato com a carne, o resultado é o pecado. Deus deu a lei para que por ele viesse o conhecimento do pecado. E o que acontece quando você tem conhecimento do pecado? Condenação!

Condenação é a raiz de onde se origina todos os nossos problemas emocionais, físicos e espirituais. Se subjugarmos a condenação, poderemos viver realmente como vencedores que reinam em vida.

Vejamos alguns sintomas de alguém que vive debaixo de condenação:

1 – Uma sensação constante de incapacidade

Uma vez que alguém aceita as acusações de satanás, durante todo o tempo ele sentirá que está errado. Quando se ajoelha para orar ele pensa que está errado e que Deus não ouvirá suas orações.

Se é convidado a falar na reunião de célula ele recusa porque sempre pensa que não está qualificado. Ele nem ousa pensar em liderar porque se sente muito incapaz. Ninguém que aceita acusações pode permanecer na posição de vencedor.

Você deve rejeitar as acusações mentirosas do diabo.

2 – A pessoa que fica sempre procurando o culpado

Quem se sente debaixo de condenação tenta diminuir a sensação procurando culpados. Eles reconhecem que erraram, mas isso nunca teria acontecido se não fosse o fulano ou o beltrano que o levou a pecar. Adão culpou a Deus pelo seu pecado, pois ele disse: “a mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi”.

Para Adão, Deus mesmo é o culpado, pois foi ideia dele criar a mulher.

3 – Vive se escondendo de Deus

Quem vive debaixo de acusação está sempre se escondendo para não ter de se envolver em nada na vida da Igreja. A maior causa das pessoas não querer se envolver na obra de Deus é o espírito de acusação sobre os irmãos. Este sentimento tem o intuito de distanciar os irmãos da comunhão com Deus.

4 – Sentimento de complacência e passividade

Uma outra forma de aceitar acusação é a atitude passiva de aceitar a condenação porque julgamos que a merecemos. Nunca permita que o diabo diga que você merece essa doença, merece aquele problema, merece isso ou aquilo porque você realmente pecou.

Se o Senhor já foi punido, não precisamos mais receber nenhuma condenação.

5 – Condenação é a Autopunição

Uma outra forma de aceitarmos condenação é punindo a nós mesmo. A autopunição é um tipo de justiça própria. É uma forma de tentar pagar pelos próprios pecados. Mas Cristo já pagou por cada um deles em nosso lugar.

6 – Sentimento de inferioridade

Eventualmente o diabo procura disfarçar a acusação com o sentimento de humildade cristã e por isso muitos vivem debaixo de acusação pensando que isso é alguma virtude. Mas humildade não é ficar o tempo todo olhando para si mesmo e se desqualificando.

Não creia nas acusações do diabo, mais do que você crê no sangue de Jesus. Quando pecamos desonramos a Deus, mas quando aceitamos acusações desonramos muito mais.

É vergonhoso pecar, mas não crer no sangue é mais vergonhoso ainda. Nós não vencemos por causa de nosso mérito e nem porque temos crescido ou tido experiências; mas nós vencemos por causa do Sangue do Cordeiro.

Qual o caminho para ser livre da condenação?

Para sermos livres precisamos entender a diferença da condenação do diabo com o testemunhar do o Espírito Santo. O Espírito Santo é o selo de Deus sobre nós.

Efésios diz que fomos selados para o dia da promessa. Ou seja o Espírito Santo é o selo, a garantia que Deus vai terminar a obra em você. O Espírito Santo dentro de você é a marca de que que você não se perderá jamais.

O Espírito Santo é o selo de Deus sobre nós. Mas o Espírito Santo também é testemunha. A testemunha é aquela que fala do que tem visto e ouvido.

No entanto o Senhor Jesus disse em João 16:7-11 , que Ele tinha de ir para poder enviar-nos o Espírito, pois o Espírito viria para convencer, testificar e testemunhar.

Jesus disse claramente que o Espírito Santo viria para três propósitos;

1 – CONVENCER

O Espírito Santo veio para convencer e não para condenar.

Se você sente condenação, então não é obra do Espírito Santo. O Espírito Santo te convence do pecado da justiça e do juízo João 16:7-11

2 – TESTIFICAR

Além de convencer o Espírito Santo está em nós para testificar que somos filhos Rm. 8:15-16. A palavra adoção aqui seria melhor traduzida como “filiação”,  pois recebemos o poder de sermos feitos filhos de Deus – Jo. 1:12

Portanto adoção aqui não significa aquela adoção onde pessoas tomam filhos de outros para serem seus próprios filhos. A condição da adoção de Deus em nós é espiritual. É o próprio Espírito Santo testificando que somos filhos de Deus.

3 – TESTEMUNHAR

Por fim vemos que o Espírito Santo veio para testemunhar que somos perdoados. Em  Hebreus 10:15-17 relata isso. O Espírito Santo nos dá testemunho de que fomos completamente perdoados.

Os nossos pecados foram todos cravados na cruz de Cristo, por isso hoje o Espírito Santo testemunha que Ele não se lembra mais de nossos pecados. Se queremos viver a vida plena e abundante que o Senhor veio nos dar, precisamos vencer toda acusação e condenação.

Mas para isso evidentemente não podemos confundir a acusação do maligno com o convencimento do Espírito. A obra do Espírito sempre gera vida, mas a voz do diabo traz morte.

Que o Espírito Santo preencha sua vida da graça de Cristo. E lembre-se , que NÃO HÁ NENHUMA CONDENAÇÃO PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS!

Você não é mais escravo do pecado, da condenação e do medo. VOCÊ É FILHO AMADO DE DEUS!

Compartilhamento:

  1. Você tem se sentido debaixo de acusação?
  2. O que tem feito para vencer a condenação lançada em sua mente?

Recados: Neste domingo não teremos culto na igreja do Thelma, Upgrade acontece neste final de semana. Formação de Valentes terá inicio dia 04 de março.