Gratidão

Texto base: Salmos 103

Existem pessoas que onde põe a mão dá certo, mas existem pessoas que onde põe a mão estraga. Parece até que algumas pessoas estão destinadas ao sucesso enquanto outras destinadas ao fracasso. Mas a verdade é que o segredo da benção está na gratidão. As pessoas mais abençoadas são as mais gratas. Jamais veremos pessoas que sabem agradecer a Deus em uma situação difícil. Não haverá prosperidade onde houver murmuração, ingratidão, pessoas infelizes com o que Deus fez. Talvez você não avança porque não tem sido grato ao Senhor, por isso veremos 4 verdades sobre a gratidão que mudarão a sua vida!

1 – Gratidão é o segredo do contentamento

Uma pessoa cheia de alegria e satisfação é uma pessoa grata. Quando você expressa gratidão, o contentamento vem no seu espírito. Isto é um segredo tremendo: toda vez que você agradece seu espírito se alegra!

Mas contentamento é diferente de satisfação. Posso estar contente com o meu carro, mas não estou satisfeito. Estou contente com meu apartamento, mas não estou satisfeito. Contentamento sim, satisfação não. Talvez você esteja insatisfeito com o seu emprego, mas você deve demonstrar contentamento a Deus. Afinal, Ele te supriu este ano, no meio da crise onde muitos foram atingidos, Ele te fez inabalável!

2 – A gratidão tem poder quando é expressada de todo o coração (Lucas 17:11-18)

Os leprosos tinham corpos deformados e ficavam num lugar isolado chamado leprosário, mas quando viram Jesus eles gritaram. Quantos foram curados? Dez. Quantos voltaram para agradecer: apenas um. Claro que eles foram gratos e felizes pelo que Jesus fez, mas uma coisa é ficar grato, outra coisa é expressar gratidão. Apenas um dos leprosos expressou gratidão. Eles tinham fé, criam no milagre, mas não expressavam gratidão. Uma das coisas mais dificies para a natureza humana é aprender agradecer, pois não temos a tendência natural de agradecer. Mas devemos aprender expressar nossa gratidão a Deus por tudo o que ele tem feito.

3 – A gratidão muda circunstancias (Provérbios 3:6)

A única forma de sermos totalmente gratos a Deus é reconhecendo Ele em todos os nossos caminhos. Se formos capazes de ver a mão de Deus nas circunstâncias, seremos capazes de ser gratos pela obra que Ele faz em nós.

  • A gratidão traz multiplicação (João 6:2): no episódio da multiplicação dos pães, grande multidão o seguia, por causa dos sinais que operava sobre os enfermos. A certa hora do dia a multidão estava faminta e não havia mais que cinco pães e dois peixinhos para alimentá-los. Jesus não reclamou da falta de alimento, mas tomou os pães e após dar graças, repartiu-os pelos discípulos, que distribuíram aos que estavam assentados o quanto eles queriam. E quando todos estavam saciados ainda encheram doze cestos de pedaços com o que sobrou. Na gratidão há multiplicação e Ele não dá apenas o que precisamos, mas também a sobra para abençoarmos os outros!
  • A gratidão gera vida até onde existe morte (João 11:40,41): Mesmo que suas esperanças e sonhos morram, a gratidão ao Senhor trará ressurreição para eles assim como foi com Lázaro.
  • A gratidão anula a ação do destruidor (I Coríntios 10:9): a bíblia diz que toda vez que o povo murmurava o destruidor entrava em ação. Toda a vez que murmuramos abrimos as portas para o destruidor. E esse é o pior tipo demônio que existe.

4 – A gratidão nos enche do Espírito Santo (Efésios 5:18-20)

Existem varias formas de ser cheio do Espírito Santo: ouvindo e recebendo a palavra, louvor, jejum, oração em línguas, imposição de mãos, etc. E a maneira de ser cheio do Espírito Santo e se manter cheio é sendo grato ao Senhor. Quer ser abençoado? Aprenda o principio da gratidão, pois todas as vezes que você murmura o Espírito Santo vai embora da sua vida. Não existe murmurador cheio do Espírito Santo e não existe ingrato cheio do Espírito Santo.

Como colocar a gratidão em ação? (Salmos 103:3-5)

  • 1. Considerando o quanto Deus fez por nós;
  • 2. Lembrando-se dos benefícios que Deus fez em nossas vidas;
  • 3. Expressando amor e gratidão.