EXPECTATIVA DE UMA GRANDE CHUVA

TEMA:  EXPECTATIVA DE UMA GRANDE CHUVA – I Reis 18:41-46

EDIFICAÇÃO: Expectativa e fé, embora semelhantes, não são a mesma coisa. Um cristão instruído não confundirá as duas. É possível ter expectativa sem fé. Mas é impossível ter fé verdadeira sem uma grande expectativa no coração. O Espírito Santo tem nos levado a crer por um tempo de chuva, por isso hoje eu quero alimentar essa fé no seu coração através da Palavra do Senhor criando uma expectativa ainda maior, para o que Deus começou a fazer em nosso meio. Vamos usar o exemplo do profeta Elias, para meditar sobre o tema: EXPECTATIVA DE UMA GRANDE CHUVA! Vejamos: 

I – MANTENHA A EXPECTATIVA MESMO EM TEMPO DE SEQUIDÃO:

  1. Esse texto fala de uma crise de três anos e meio. Por três anos e meio não chovia em Israel. Você pode imaginar como estavam as plantações, o gado, e a terra de Israel depois de três anos e meio sem chuva? Imagine como estavam as famílias, o comércio, a economia…  Depois de três anos e meio sem chover estabeleceu-se uma crise na nação de Israel.As pessoas não falavam de outro assunto, senão da seca, da crise, da escassez. 
  2. Quando uma pessoa  está passando por uma crise ou seca em alguma área de sua vida, isso a deixa angustiada, ansiosa, preocupada, com medo do futuro. No caso de Israel foram três anos e meio. Mas muitos estão passando por essa crise a muito tempo. Há anos em sua vida.
  • A seca pode ser um problema familiar que vem se arrastando a muito tempo; A seca pode ser uma crise financeira com dívidas que se acumulam; A seca pode representar também um problema seríssimo de saúde que se instaurou na sua casa e está afligindo todo a sua família, porque descobriu-se há pouco tempo uma enfermidade em você ou em alguém que você ama.
  • Mas no meio daquele cenário de total seca e escassez, Elias se levanta para dizer que aquela seca estava chegando ao fim. Ele começa a ouvir um ruído de que a chuva de Deus estava vindo sobre aquela nação (I Reis 18:41). 
  • Toda crise é apenas um período! Toda crise na vida do crente é temporário. Ele tem um começo, um meio e um fim! A crise na sua vida, não pode permanecer para sempre. E por que nenhum sofrimento na sua vida pode ser para sempre? Porque há uma promessa dos céus liberada sobre a sua vida (Salmos 30:5).
  • Eu quero dizer que esta seca não é para toda vida. Eu quero dizer que esta crise não é para sempre. Chega uma hora que a crise acaba, e já é chegado esse tempo na sua vida, porque você faz parte de um ministério que está debaixo de uma forte palavra profética de Abundante Chuva!  
  1. Comece a usar os seus lábios para declarar a Palavra do Senhor como diz Provérbios 18.21.Use a sua língua para liberar uma palavra ousada dentro de uma situação que todo mundo está vendo que não tem mais jeito, que acabaram-se as chances. Aonde você chegar libere uma palavra ousada de que  a chuva de Deus esta vindo.
  • Aumente a expectativa no seu coração porque já se ouve ruído de uma grande chuva! 

II – MANTENHA EXPECTATIVA APESAR DA INCREULIDADE AO SEU REDOR:  

2.1. Eu preciso estar vigilante para não ser afetado pela incredulidade das pessoas ao meu lado. Acabe não acreditava, o moço de Elias não acreditava!  Mas Elias permaneceu firme pelo que ele ouviu de Deus no seu espírito. E por causa da convicção que ele tinha ele não se deixou ser abalado pela incredulidade daqueles que estavam perto dele (I Reis 18:42-43).

2.2. Enquanto o rei comia e bebia o moço de Elias ia e voltava trazendo más notícias. Cada vez que ele chegava diante do profeta e abria a boca era só para dizer: “Não está acontecendo nada…” Normalmente a incredulidade que nos atinge é aquela que está bem perto de nós. Normalmente a incredulidade que impede a chuva de Deus de vir sobre uma casa é a incredulidade que está dentro daquela casa.

  • Eu não posso deixar essa incredulidade que está perto de mim, me alcançar. Se Deus já falou dentro de você, a voz da fé tem que ser mais alta do que a voz da incredulidade. Aumenta o volume da voz da fé, e sufoque a voz da incredulidade!

III – AUMENTE A SUA EXPECTATIVA DIANTE DOS PEQUENOS SINAIS:

3.1. Depois de por seis vezes trazer notícias negativas, depois de por seis vezes o discípulo falar que a oração de Elias não estava adiantando nada, que nada estava acontecendo, na sétima ele vem ainda desanimado trazendo uma notícia diferente mas sem nenhuma expectativa: uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. 

3.2. Às vezes Deus manda pequenos sinais para encorajar a nossa fé, mas muitos ao invés de se sentirem estimulados desprezam o pequeno sinal. O moço de Elias falou: É só uma pequena nuvem! Mas a atitude de Elias foi bem difernte: Para mim já é suficiente. Vá e diga a Acabe que corra, porque vai chover e vai chover forte. A fé é estimulada por pequenos sinais. Mas a incredulidade despreza as pequenas coisas. Vejamos alguns exemplos:

a) O Exemplo de Davi: Israel estava num desafio de vencer Golias, nem Saul nem qualquer dos seus soldados se dispuseram a lutar. De repente vem Davi pequenininho. Todos esperavam que quem iria vencer Golias era um homem grandão, mas ao contrário do que todos imaginavam foi um menino pequenininho quem se dispôs a encarar Golias. A minha armadura é um estilingue e uma pedrinha, disse Davi! Acredite! Coisas pequenininhas vão trazer grandes milagres.

b) O Exemplo da multiplicação dos pães: Jesus está pregando para uma multidão de pessoas. O povo já estava com ele por muito tempo. Estavam todos com muita fome! Homens, mulheres e crianças, e não havia nenhuma padaria por perto, nem dinheiro para comprar pão para tanta gente. Sabe como o milagre aconteceu?  Através de cinco pães e dois peixinhos, pequenininhos.

c) O Exemplo do pagamento do imposto: A Bíblia conta que os discípulos estão atravessando de uma cidade para outra e têm que pagar impostos. Mas eles dizem: “Não tem dinheiro.” E Jesus manda Pedro pescar um peixinho no mar. E quando ele pesca aquele  peixinho pequeninho é mais do que o suficiente para pagar o imposto de Jesus e o dele. 

  • Às vezes você acha que não tem nada acontecendo, mas está! Senão leia o que diz I Reis 18:45. Dentro de pouco tempo, você verá a chuva de Deus sobre a sua casa! Dentro de pouco tempo, você verá a chuva de Deus sobre a sua família!
  • Comece a glorificar ao Senhor, porque o tempo de refrigério é chegando em sua vida! Já se ouve som de abundante chuva!!

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS

  1. Qual a sua expectativa de bençãos para este tempo de abundante chuva? Compartilhe!
  2. O que você diria para um cristão que tem propagado a voz da incredulidade? Compartilhe!
  3. Quais os pequenos sinais da abundante chuva você já tem recebido em sua vida? Compartilhe!