ENRIQUECIDOS PELA GUERRA

 ENRIQUECIDOS PELA GUERRA – Números 31: 25-27

Toda batalha tem recompensa! Que a Bíblia chama de “despojo”. As batalhas muitas vezes não são agradáveis, mas cada uma delas, seja física, conjugal, seja em seu relacionamento, seja financeira, seja espiritual, todas elas têm recompensa! Mesmo que você esteja lutando contra a depressão ou o vício, lembre-se disso: quando você sair do outro lado, espere ver algo maior! Depois de vencidas as suas batalhas haverá despojos para você e para a Casa de Deus! As guerras nos enriquecem! Vejamos porque:

I – PORQUE SEM BATALHAS NÃO HÁ DESPOJOS

  1. Há uma verdade espiritual que devemos entender: sem batalha, não há despojos. Que batalha você está enfrentando hoje? É uma luta emocional?  Você não consegue sair de sua crise?  Todas essas questões são batalhas. Vejamos alguns exemplos na Bíblia:

a) O Exemplo de Israel: Em Números 31 Moisés envia mil homens de cada tribo de Israel para enfrentar os midianitas numa grande batalha. A Bíblia diz que Israel prevaleceu e como recompensa pegou os despojos (Nm 31:6-7, 11-12).

b) O Exemplo de Davi: Em 1 Samuel 30 Davi e seus homens voltam de uma batalha e encontram seu acampamento saqueado. Seus bens, mulheres e filhos foram levados cativos. Davi consulta ao Senhor se deve perseguir o bando e a resposta do Senhor foi um sim com promessa de vitória de despojo (I Sm. 30:8 e 19-20).

c) O Exemplo de Eleazar (Valente de Davi): Quando os filisteus vieram para a batalha contra os filhos de Israel e muitos se retiram, a Bíblia diz que Eleazar tomou sua espada e lutou tanto que sua mão ficou grudada na espada. Porém, o povo voltou somente para tomar o despojo (II Samuel 23:9-10).

  • Perceba que nos três textos houve vitórias, houve recompensa, os despojos, porém a batalha foi inevitável. Por quê? Porque sem batalhas não há despojos. Nunca se esqueça que você está em uma guerra. Tenha bom ânimo! Haverá despojos para você!
  • Há pessoas que pensam por ter uma vida controlada, equilibrada, tudo organizado estão isentas de lutas. Quem não passa pela batalha não recebe. Sem batalhas não há despojos e nem riquezas. E essas riquezas são para manter a casa do Senhor.

II – PORQUE ANTES DA BATALHA A REVELAÇÃO É SÓ UMA TEORIA

2.1. A Bíblia nos diz que é em nossa batalha que aprendemos. Antes da batalha, uma revelação é apenas uma teoria. Mas quando você passa por uma batalha, vive essa revelação. Agora você sabe disso em seu coração.

2.2. É por isso que toda revelação precisa ser apropriada, precisa ser possuída, precisa ser vivida; caso contrário, você apenas retransmite verdades da Bíblia, mas não há vida para as pessoas. Eu quero que você receba as verdades que Deus me deu e depois as tome para si mesmo. Medite nelas até que você as possua, e depois coloque seu próprio estilo para compartilhá-las.

  • Não tenha medo de suas batalhas. Sempre que um casal enfrentar lutas no meu relacionamento conjugal, deve buscar sabedoria de Deus e o resultado é que o casamento depois é muito melhor. Depois de uma batalha vencida seu casamento nunca mais será o mesmo!
  • O diabo lhe dirá que nunca mais será como antes, mas negativamente. Deus, porém, lhe dirá que depois da batalha vocês se conhecerão melhor. Até o amor se tornará mais doce. Eu não estou dizendo que a luta é boa, mas que haverá despojo se você vencer a batalha.

III – PORQUE TUDO O QUE CONQUISTAMOS NA BATALHA É PARA O BENEFÍCIO DE TODOS

3.1. Na casa de Deus existe um princípio de que tudo de bom que uma pessoa tem é para o benefício de todos. Esse é o princípio da igreja. Portanto, se eu passar um tempo na Palavra de Deus, e recebo uma verdade, ela não é apenas para mim. O benefício é para todo o corpo de Cristo (I Sm. 30:21-24).

3.2. Todas as vezes que tentamos estabelecer a nossa justiça própria e andamos pelo merecimento somos vistos como filhos de Belial. Eles tinham ido para a batalha, no entanto os outros ficaram para trás cansados. Não parece justo aos nossos olhos que todos recebam o despojo da guerra. Mas não foi assim que o homem segundo o coração de Deus concluiu. Lembre-se disso: a bênção de uma pessoa é para o benefício de todos!!

3.3. O despojo deve ser dividido não apenas entre aqueles que trabalham, não apenas entre aqueles que servem na igreja. Deve ser dado a todos os outros irmãos. Divida o despojo em duas partes, entre aqueles que foram à batalha e toda a congregação (Nm. 31:28-30).

  • De todo despojo devemos levar um tributo ao Senhor. É como o princípio do dízimo, o Senhor deve ser o primeiro. Você o honra primeiro porque não teria vencido a batalha sem o Senhor. A batalha é do Senhor, mas a vitória é sua. Os despojos são seus.
  • Em todos os sentidos os que vão para a batalha são mais abençoados! Primeiro porque a metade que lhes cabe seria dividida com menos pessoas pois os guerreiros são um número menor que a congregação. Além disso o tributo deles era de um para 500, ou seja, dez vezes menor que o tributo da congregação. Os despojos dos que lutam a guerra é sempre maior do que aqueles que não lutam!

IV – PORQUE A BATALHA GERA RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS EM NOSSA VIDA

4.1. Toda guerra produz efeitos em quem participou. Uma pessoa que vai à uma guerra, quando volta, nunca mais é a mesma pessoa. Espere alguns efeitos espirituais da guerra na sua vida! Existem alguns efeitos que precisam esperar aparecer em nós depois da batalha.

a) Espere ficar mais forte depois da batalha (I Pe. 5:8-10): Pedro não diz que é Deus quem faz você sofrer. O Deus de toda graça nos chamou para recebermos vida e não sofrimento. É o diabo que está ao derredor procurando alguém para devorar, “mas o Deus de toda graça nos aperfeiçoará, nos firmará, nos fortificará e nos fundamentará no final de toda batalha espiritual.”

b) Espere uma nova posição depois da guerra (Sl. 66:12): Você alguma vez já sentiu como se os homens cavalgassem sobre a sua cabeça? Um chefe tirano ou homens ímpios passaram por cima de você. Alguma vez você já se sentiu assim? Davi disse que ele passou pelo fogo e pela água; mas o Senhor o trouxe para um lugar rico e espaçoso. A palavra usada para “espaçoso” é revayah, traduzida como transbordar, você terá  para uma vida transbordante!

c) Espere ser alargado na batalha (Sl. 4:1): Quando Deus te amplia? Quando ele alarga a sua experiência? Isso acontece quando enfrentamos a aflição no meio da batalha. Deus amplia sua saúde, amplia sua força, amplia sua influência, amplia seu alcance, amplia seus limites, amplia suas bênçãos!

  • As pessoas não se impressionam com você quando tudo vai bem. Mas o seu testemunho é mais forte quando você é perseguido. Quando as coisas estiverem acontecendo dessa maneira prepare-se para ser levado para um lugar mais espaçoso!
  •  Guerras, batalhas não são agradáveis, porém são necessárias em nossas vidas! Os despojos da recompensa já estão liberados para nós! Creia e confesse todos os dias: “Essa batalha não irá me derrotar, mas me fortalecer!!”

COMPARTILHAMENTO NAS CÉLULAS

  1. O que você diria para um irmão que vive murmurando das batalhas? Compartilhe!
  2. O que você entende sobre a afirmação: “antes da batalha a revelação é só uma teoria”? Compartilhe!
  3. Quais resultados extraordinários de batalhas você já experimentou em sua vida? Compartilhe!

MOMENTO DE ORAÇÃO, OFERTA E AVISOS:

  • ORAÇÃO: Faça um momento de oração por “Chuva de Bençãos” sobre sua célula. OFERTA DA CÉLULA: Vamos semear de todo o coração!
  • AVISOS: Neste domingo será culto de Ceia e Upgrade dias 14,15 e 16 de fevereiro.