DUPLA HONRA

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61:7

A promessa do Senhor é remover a vergonha e nos dar dupla honra. Quando partimos o pão devemos abandonar toda vergonha e rejeição e nos cobrir com vestes de louvor.

Muitas pessoas participam assim da ceia e outros até faltam neste dia.

ORIGEM DA VERGONHA É A CULPA.

Vergonha é consciência de culpa e o que trás essa consciência não é o pecado e sim a lei.

Quando Adão e Eva estavam nus eles não tinham consciência de pecado. Eles estavam vestidos de glória e governavam por causa desta glória. No momento que eles pecaram eles foram destituídos da glória de Deus

“pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” Rm 3.23

Depois que Adao pecou  Deus perguntou onde estava adao, ele sentiu vergonha e se escondeu.

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. Gênesis 3:9,10

É interessante que a primeira pergunta do Velho Testamento é: “Onde está o homem?” Mas a primeira pergunta do Novo Testamento é: “Onde está o rei?”

“E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” (Mt 2.2)

É assim porque, quando você descobre onde está Cristo, então você entende onde você está.

Adão disse que teve medo porque percebeu que estava nu, ele sentiu vergonha. Essa é a origem do medo.

O homem não foi criado para viver com medo. 

Da lista que está em apocalipse 21.8 que fala de quem vai par o inferno o primeiro são os medrosos.

A arvore do conhecimento do bem e do mal não era chamada de arvore do pecado e nem tão pouco arvore do mal, mas apenas do conhecimento do bem e do mal. 

Toda vez que nos sentimos culpados e envergonhados, estamos comendo da arvore do conhecimento do bem e do mal. Consciencia de pecado e de vergonha são as mesmas coisas.

Mas a promessa de Deus é que no lugar da vergonha ele nos daria dupla honra.

O SENHOR TOMOU A NOSSA VERGONHA.

Tanto Paulo quanto João e Pedro testificaram que n’Ele não havia pecado.

“Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (Hebreus 4.15)

“Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado” (1João 3.5)

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Coríntios 5.21)

 Pilatos também (Mt 27.24) os soldados também (Mt 27.54) e até o próprio Judas reconheceu que Ele era inocente (Mt. 3-4)

“Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo; fique o caso convosco” (Mateus 27.24)

Nós acostumamos dizer que Jesus foi morto mas isso não é a verdade. Jesus se ofereceu como sacrifício. 

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. João 10:17,18

A morte não tinha poder sobre Ele porque Ele não tinha pecado. A morte é o salário do pecado, mas onde não há pecado também não há morte.

Depois de se revelar como o Filho de Deus, Jesus sofreu a vergonha em nosso lugar.

  1. Cuspido;

Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam, Dizendo: Profetiza-nos, Cristo, quem é o que te bateu?
Mateus 26:66-68

Cuspir em nossa direção já é terrível, mas cuspir no rosto é grande vergonha.

“Ofereci as costas aos que me feriam e as faces, aos que me arrancavam os cabelos; não escondi o rosto aos que me afrontavam e me cuspiam” (Isaías 50.6)

  1. Açoitado;

Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado. Mateus 27:26

  1. Despido; (Mt 27.27-30)

Jesus ficou nu perante todo o pretório (600 a 1000 soldados).

  1. Coroa de espinho; Levou a Maldição  do edem a maldição da depressão  e angustia da mente.
  1. Apanhou com um caniço na cabeça.

Apanhou varias vezes com um caniço na cabeça.

Imagine a cena, Jesus sendo cuspido esbofeteado, pelado com uma coroa de espinho na cabeça e levando vários golpes na cabeça de homens altamente treinados e cruéis. Ele fez isso tudo por você!

A VERGONHA PRODUZ O MEDO

Estudando o significado de vergonha  no hebraico podemos ver o sentido completo no Sl 69.19-20

19 Tu conheces a minha afronta, a minha vergonha e o meu vexame; todos os meus adversários estão à tua vista.

A vergonha é definida no ver 19 como afronta e vexame. 

A palavra vergonho significa bosheth no hebraico que lembra Mefibosheth que significa “Vergonha dos lábios”.

Mifibosete = cão morto, pés tortos e vivia em Lo-debar. Mas a principal característica dele éra que ele vivia com medo. Ele tinha medo do Rei e por isso vivia no ermo das terras. 

É isso que a vergonha produz em nós. Medo do Rei. Neste contexto temos 3 personagens: Davi (Deus), Jônatas (Jesus) e Mefibosete (o homem). A aliança de Davi com Jônatas fez com que houvesse misericóridia com Mefibosete.

A aliança de Deus é com Jesus e não com o homem.

Os estudiosos dizem que Jesus morreu literalmente porque o seu coração partiu. ¸

“Nesse sangue e nessa água que saíram do flanco, os médicos concluíram que o pericárdio (saco membranoso que envolve o coração) deve ter se rompido, o que pôde ocasionar a perfuração do ventrículo direito ou talvez havia um hemopericárdio pós-traumático, ou representava fluido de pleura e pericárdio, de onde teria procedido a efusão de sangue.”

Mas o que partiu o coração de Jesus foi a vergonha e o vexame.

Esqueça o seu passado que o envergonhava, o Senhor já levou a nossa vergonha para nos dar hoje a dupla honra.