Deus só usa os fracos

DEUS SÓ USA OS FRACOS Ministração: Pastor Samuel Seixas Texto base: 1 Coríntios 1:26-29 Achamos as vezes que Deus só escolhe os melhores. Porém a palavra de Deus nos mostra o contrário. O Senhor escolhe aqueles que o mundo o desprezou e que ninguém da nada, para mostrar que a glória é somente de Deus. E não se engane Deus escolheu você, para ser a glória de Deus aqui na terra. Vemos o exemplo de Davi e Golias. Deus poderia usar o poder na vida de Davi, que é o maior vencendo o menor, mas não o Senhor usou a glória, e o que é a glória? É quando o menor derrota o maior. No reino de Deus é desta maneira. O Senhor usa os desprezíveis e fracos, para usar como um vaso em sua obra. Para Deus não importa o quanto temos de habilidades, mas sim o quanto somos fracos. Quando achamos que somos fortes demais, corremos um grande risco de cair. (1 Coríntios 10:12) Quem prossegue no caminho de Cristo, são aqueles que reconhecem que suas únicas forças vêm do Senhor. Sabemos que o mundo jaz do maligno. E precisamos ficar atentos, pois o mundo corre atrás de poder, gloria, habilidades. No mundo vence sempre aquele que é mais habilitado. Mas não obra de Deus não. Deus usa o menos habilitado, para ser um instrumento poderoso em suas mãos. Em (1 Co 12:7) vemos que Paulo tinha um espinho na carne. Isto é, ele tinha uma fraqueza. E foi nesta fraqueza que Deus manifesta graça e poder. Vejamos algumas pessoas que eram fracas, mas se tornaram pessoas fortes pelo poder de Deus.

1- MOISÉS

Moisés foi alguém com certeza cheio de trauma e provavelmente com complexo de rejeição e complexo de inferioridade muito grande. Ele foi adotado pela filha de faraó. Não era egípcio e sim hebreu. Provavelmente sofreu muito por não ser igual aos egípcios. (Êxodo 3:10). A Bíblia relata também que ele era impulsivo, ao ponto de matar um egípcio. E também Moisés era gago. Olha quantos empecilhos Moisés tinha. Mas isso não foi impedimento para Deus usar a sua vida de uma forma poderosa. Moisés foi o líder para libertar o povo hebreu da escravidão de faraó.

2- GIDEÃO

Em (Juízes 6:11) relata que Israel estava passando por uma opressão dos midianitas. E no meio desta peleja, um Anjo do Senhor aparece para Gideão, falando: homem valoroso. Mas Gideão não era homem valoroso, pelo contrário ele se diz como o menor de sua casa. Gideão no mínimo tinha sua alta estima baixa. Mas apesar de seus complexos. O Senhor o levanta para usar de uma forma poderosa. Onde com apenas 300 homens eles vencem uma batalha contra um exército inumerável.

3- DAVI

Davi é outra pessoa em que o Senhor usou de uma maneira maravilhosa. Mas antes de Deus o levantar. Davi passa por um processo de ser o ultimo de sua casa. A fraqueza de Davi, era ser desprezível para a sua própria família. Quando Samuel vai à casa de Jessé, ele acha que o primeiro filho seria o Rei, porem o Senhor fala a Samuel, “eu não olho a aparência, mas sim o coração”. Deus escolhe então o improvável, Davi era Pastor de ovelha, não era um guerreiro e não tinha habilidade para isso. Mas Deus não olho as suas habilidades, Deus olhou a sua fraqueza. Quando Deus escolhe alguém o Senhor o capacita. Davi foi o Rei de Israel. O desprezível de sua casa agora se torna o Rei.

4- OS QUATROS LEPROSOS

A palavra de Deus diz em (2 Reis 7:8-13) que havia uma grande fome em Israel. E a fome era tanta de as pessoas cometerem canibalismo. No momento tão difícil como este. Quatro leprosos são usados por Deus. Eles vão até o arraial dos sírios e percebendo que não tem mais ninguém lá. Eles então comem, bebem , trocam de roupas. Depois de usufruir destas coisas, eles voltam e contam para seus amigos. Isso mostra que Deus usa as situações mais adversas e as pessoas menos prováveis, para manifestar a sua glória. 5- PAULO E para concluirmos nada melhor do que falar de Paulo. Ele era alguém que matou e perseguiu cristãos. Era alguém muito culto, mas ao mesmo tempo sanguinário. Mas Deus em sua infinita graça mudou a vida dele de uma maneira sobrenatural. Ele depois do Encontro que tem com o Senhor Jesus, a vida dele muda radicalmente. De perseguidor dos crentes, agora ele esta do lado dos crentes. E passa ser um vaso escolhido de Deus. Deus usa os improváveis, para confundir os que se acham alguma coisa. Este é o poder de Deus. Fazemos parte de Cristo, não porque somos fortes, mas sim porque somos fracos e dependentes do Senhor em nossa vida. Mas agora, como fazer para ser usado pelo Senhor? 1- Arrependimento – reconhecer as suas fraquezas é chave para Deus aperfeiçoar a sua vida 2- Se alegre com suas lutas – lembre- se bendito sofrimento que me aproxima de Deus. Não reclame de suas lutas, mas sim se alegre com elas, pois são elas que manifestará poder de Deus em sua vida. 3- Compartilhe sua fraqueza – todos nós temos fraquezas e se abrir com alguém de Deus é importante para o Senhor nos moldar. Compartilhamentos: 1- Destas pessoas que foram citadas. Qual você se assimila mais? 2 – Todos nós temos um espinho na carne. Hoje você consegue discernir qual o seu espinho “fraqueza”? (Líder conduzir esta pergunta) 3 – Apesar de suas fraquezas, você crê que Deus pode te usar? Compartilhe! Recados: Curso da família todas as quartas-feiras, capacitação para liderança dia 28/09 e Encontro com Deus dias 22, 23 e 24 de novembro.