Deixe Deus no Controle da Sua Vida

Filipenses 4:6-9                                                                             

EDIFICAÇÃO: A igreja de Filipo foi a primeira igreja fundada pelo apóstolo Paulo, diante da sua prisão, os irmãos ficaram muito preocupados. Paulo escreve essa carta para agradecer o amor dos irmãos e estimulá-los. Se eu fosse resumir a carta de Paulo aos filipenses em uma frase seria a seguinte: Relaxe: Deus está no controle! Eu creio que o que Paulo falou para aqueles irmãos nós também precisamos ouvir nesses dias, vejamos:

I – DEUS ESTÁ NO CONTROLE POR ISSO NÃO VIVA ANSIOSO:

  1. A primeira coisa que Paulo fala aos irmãos no início do capítulo 4 é: “Não andeis ansiosos de coisa alguma.” A palavra ansiedade no grego traz a ideia de ser asfixiado, de apertar o pescoço e tirar o oxigênio. É algo que deixa você sem fôlego, sem condições de respirar. E na carta aos filipenses, Paulo vai abordar alguns aspectos que podem nos asfixiar ao ponto de nos tirar a vontade de viver:

a) O primeiro aspecto são circunstâncias adversas: No primeiro capítulo Paulo começa consolando os irmãos, dizendo que tudo o que ele estava passando, no final estava contribuindo para o avanço do Evangelho. Era plano dele, ir a Roma como missionário para pregar o Evangelho. Mas ele chega em Roma preso, algemado. Ele chega em Roma de uma maneira que ele não planejou chegar. Paulo sabe que as circunstâncias adversas aconteceram e escaparam ao controle dele (Fp. 1.12). O que Paulo está nos dizendo é que quando nós humanos, não temos o controle nem temos a solução nas mãos as coisas não fugiram do controle de Deus. As circunstâncias estão debaixo das mãos providentes de Deus!

b) O segundo aspecto são os problemas de relacionamento: O outro aspecto que segundo Paulo pode ser motivo de estresse são os relacionamentos. Conviver pode gerar estresse (Fp. 2:5). Paulo escreve sobre isso porque na igreja de Filipo havia divisões. Havia pessoas que não tinham a capacidade de olhar para o outro com doçura e com graça. E Paulo diz que nós precisamos olhar para a vida com as lentes do outro, para não nos tornarmos egoístas e vivermos desejando que o mundo todo gire ao nosso redor. Em suma: não somos o centro do universo! Se você colocar o “Eu” na frente, você vai ter tensão na sua casa, você vai ter motivos de ansiedade. E a ordem de Paulo é: Não fique ansioso.

c) O terceiro aspecto é a preocupação com as coisas materiais: O terceiro aspecto que o apóstolo vai chamar à nossa atenção, como fonte de angústia e ansiedade é a preocupação com as coisas materiais. Este é um momento de grande tensão econômica. Estamos vivendo um tempo em que todos estão preocupados com os desdobramentos das eleições. Ninguém sabe como serão os próximos anos. Cada vez que o novo governo faz um movimento a bolsa cai e o dólar sobe. Isso fala do medo do investidor. Está todo mundo assustado. Ninguém quer perder o seu dinheiro. E se você não tomar cuidado, você dorme e acorda pensando numa única coisa: dinheiro, bens materiais, segurança financeira, economia, emprego, negócios, etc. Preste atenção. Não permita que coisas materiais roube de você a sua paz, a sua alegria o seu equilíbrio emocional a sua confiança em Deus. Então é nessa conjuntura muito parecida com a que o nosso país está passando que essa carta é escrita por Paulo (Fp. 4:19).

  • O mesmo Deus que sustentou sua vida até aqui há de sustentar você nos próximos anos de sua vida!

II – DEUS ESTÁ NO CONTROLE POR ISSO ORE:

2.1. Mas como eu faço para não ficar ansioso? Qual o remédio de Deus? Qual a receita de Deus para eu lidar com a ansiedade?  Paulo vai nos mostrar que para nós vencermos todo tipo de preocupação, precisamos aprender a orar corretamente (Fp.4.6).

a) Orar adorando: A palavra “oração” aqui é a mesma palavra no grego para “adoração”. Então você adora a Deus, por quem Ele é, e para isso, é muito importante compreender quem é o nosso Deus, quão grande Ele é, quão majestoso Ele é, quão gloriosos Ele é, quão digno de confiança Ele é. Porque se a sua visão de Deus for uma visão humanizada, limitada, você não terá uma ancora firme nas tempestades da vida. Porque se Ele criou todas as coisas e Ele está no controle do universo, entenda que  Ele tem cuidado de você.

 b) Orar suplicando: Você pode também suplicar a Ele. Peça a Ele, porque Ele é o seu pai. Faça conhecida diante de Deus cada uma das suas necessidades. Sabe qual é o nosso problema? É que nós pedimos muito pouco. E embora, o Senhor já saiba tudo o que precisamos, ainda assim, Ele espera que nós peçamos a Ele. Mas Ele não escuta só as suas palavras, Ele escuta o seu gemido, o seu soluço, aquelas palavras que não chegam a brotar na sua boca, Ele sabe, Ele conhece, Ele vê, Ele atende, Ele inclina o seu coração para socorrer você na sua angustia.

c) Orar dando graças a Deus: Nós vencemos as preocupações da vida quando nós damos graças a Deus. Na crise a gente reclama demais, murmura demais, lamenta demais, só olha a vida com olhos escuros. As crises nos mostram que o braço da carne é insuficiente para socorrer a nossa vida na hora do aperto; que o dinheiro não é suficiente, o sistema político não é suficiente, a ciência não é suficiente. Então tudo o que o homem tem nas suas mãos é um recurso limitado. O homem precisa baixar a guarda e reconhecer que ele é homem e que Deus é Deus.

  • Muitas vezes o gosto amargo que sentimos na boca, quando as nossas expectativas são frustradas, nos faz voltar para Deus!

III – DEUS ESTÁ NO CONTROLE POR ISSO VIVA EM PAZ:

3.1. O fato de sabermos que Deus está no controle tira de nós a ansiedade, nos ensina a viver uma vida de oração, adorando, pedindo e dando graças a Deus, mas também nos leva a viver uma vida de paz. E é assim que o Paulo termina a sua carta, dizendo que devemos fazer duas coisas:

a) Pensar corretamente (Fp. 4.8): Nessa batalha o campo da mente é o campo decisivo. Se nós perdermos esse fronte da batalha do nosso pensamento nós perderemos a guerra. Muito cuidado com o que você está colocando na sua mente. Pare um pouquinho de ver o noticiário. Alimente a sua mente com a verdade, com o que é justo, com o que é puro, com aquilo que é louvável, com aquilo que é de boa fama, se alguma virtude há, se algum louvor há, seja isso o que ocupe a sua mente. Feche as janelas da sua mente para tudo o que é negativo. Abra as janelas da sua mente para a verdade de Deus, para as promessas de Deus. Quem sabe é hora de você ler mais a sua Bíblia, de você se alimentar mais da palavra, de você voltar a estudar a Palavra? Alimente mais a sua mente com as promessas de Deus!

b) Agir corretamente: Nós precisamos conhecer a verdade. Mas nós precisamos sobretudo praticar a verdade. É preciso que você comece a por em prática aquilo que você sabe (Fp. 4.9). Aquiete a sua alma e não permita que a ansiedade estrangule você. A preocupação é inútil, a preocupação é prejudicial, ela é sinônimo de incredulidade. É hora de você ter uma fé simples como uma criança que confia sem duvidar. É hora de você descansar nos braços do Pai.A palavra guardar aqui, é “montar guarda montar uma sentinela”. Quando você decide confiar que Deus está no controle, Deus vem e monta uma sentinela em redor de sua cabeça.

  • Nesses dias de tanta aflição no Brasil, quero encorajar você a descansar na certeza de que Deus está no controle.