COMO NOS DIAS DE NOÉ!

Texto base: Lc 17:26-30

Introdução: Certa vez, os fariseus perguntaram a Jesus quando seria a vinda do reino de Deus (Lc 17:20-24). Então, Jesus usa duas histórias bíblicas para explicar como será a sua volta: o tempo de Noé e o dilúvio, e a destruição de Sodoma e Gomorra. Portanto, para entender a resposta de Jesus, é preciso entender o que acontecia nos dias de Noé e de Sodoma e Gomorra pois, os mesmos sinais que antecederam o juízo de Deus nos dias deles estarão presentes em nossa geração, antes do Grande Dia do Senhor Jesus. Esses sinais proféticos nos dirão o quão próxima está a vinda do Senhor. Em Gn 6:1-6 temos o relato de como vivam os homens nos dias de Noé:

“Como se foram multiplicando os homens na Terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.”

Vejamos então, alguns sinais proféticos presentes nos dias de Noé que também estão presentes em nossos dias.

I – A Explosão Populacional

O primeiro sinal, apontado em Gn 6:1, foi a explosão populacional:

“…como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas…”

O texto mostra que o dilúvio veio num momento de explosão populacional assim, a volta de Jesus acontecerá num tempo de crescimento populacional.

Ao analisar estatísticas e pesquisas feitas pelo mundo, vemos que estamos no maior crescimento populacional de todas as épocas. Assim, se o primeiro sinal dos dias de Noé é o crescimento populacional, provavelmente a nossa geração será a geração verá a vinda do Messias. Precisamos perceber que estamos perto do fim. Portanto, devemos vigiar, porque não sabemos o dia nem a hora, mas sabemos que a vida do Senhor está próxima!

II – A Decadência Familiar

O segundo sinal apontado está em Gn 6:2,3 é a decadência familiar:

…vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.”

Havia uma intensa decadência familiar nos dias de Noé. Uniões que não agradaram a Deus pois, não era o seu plano original. O Senhor criou o homem e a mulher para constituírem uma família. Mas, vemos que os filhos de Deus se casaram com as filhas dos homens. E aqui, filhos de Deus faz referência aos anjos caídos por três motivos:

  1. em Jó 1:6, os anjos são chamados de filhos de Deus;
  2. os textos de Jd 1:6-7 e II Pedro 2.4-7 fazem uma forte relação entre os acontecimentos dos capítulos 6 e 19 de Gênesis. Em Judas, diz que os anjos não guardaram seu estado original, abandonaram sua casa e entregaram-se à prostituição, enquanto em 2 Pedro diz que esses anjos pecaram e ainda mencionam Noé e Ló. Assim, chegamos à conclusão de que anjos caídos se uniram com mulheres;
  3. o terceiro motivo pelo qual acreditamos que os filhos de Deus eram anjos é que a união deles resultou em gigantes (Gn 6:4). Os anjos caídos se materializaram e casaram-se com mulheres. Isso resultou no nascimento de um ser anormal conhecido como nefilins ou gigantes. Esse foi o motivo pelo qual o Senhor foi tão duro com a humanidade trazendo o dilúvio. O caminho que o homem estava trilhando era totalmente contrário ao propósito original de Deus.

Infelizmente vivemos em dias maus, dias onde o casamento tem sido banalizado. Há um crescimento expressivo do divórcio. Basta olhar as pesquisas e ver o quanto essa área tem sido atacada. O casamento homossexual tem sido legalizado em muitos países, inclusive no Brasil. Daqui a alguns anos, será comum filhos que terão dois pais ou duas mães. Isso mostra a destruição dos valores familiares estabelecidos por Deus. Vale ressaltar que não somos contra as pessoas que se divorciam e nem contra aquelas que tiveram uma união homossexual, mas contra ideologias malignas que têm enganado a sociedade. Precisamos defender os princípios bíblicos, ensinando-os como verdade absoluta, porque é assim que cremos.

III – O Ocultismo, Espiritismo E Bruxaria

O terceiro sinal que vemos aqui em Gênesis 6 é esse contato com os anjos caídos, ou seja, demônios. Portanto, o contato das pessoas naqueles dias foi com os demônios. Da mesma forma, esse contato com seres malignos têm se tornado cada vez mais comum em nosso meio. Tem crescido o número de pessoas que tem buscado o ocultismo, o espiritismo e a bruxaria.

Mesmo que nem todos estejam envolvidos diretamente com demônios, existe uma infinidade de filmes, desenhos, literaturas e práticas aparentemente inocentes que servem para familiarizar as pessoas com bruxaria, espiritismo e ocultismo. Recentemente, vimos crianças e adolescentes “brincando” de Charlie, Charlie. Tudo isso parece inofensivo aos olhos dos homens que não conhecem a Cristo, mas o mundo espiritual é real e um dia eles saberão a verdade do Diabo e seus demônios.

IV – A Decadência Moral

O quarto sinal dos dias de Noé e que também acontece em nossos dias está em Gn 6:3. É sem dúvida a decadência moral. Ao falar de decadência moral, refere-se ao crescimento do sexo ilícito, do roubo, da violência, da corrupção, do assassinato e tantas coisas terríveis que têm acontecido em nossos dias. Vejamos alguns sintomas dessa decadência moral em nossos dias:

  1. A proliferação da pornografia;
  2. A corrupção na sociedade atual;
  3. O aumento da violência;
  4. O alto consumo de drogas;
  5. A multiplicação da maldade.

O mundo tem se tornado um lugar difícil de estar. E esse é um sinal claro de que a vinda do Senhor está próxima.

V – A Alteração Genética

Por fim, temos o quinto sinal profético da volta de Jesus. Vimos que essa união entre os anjos caídos e as mulheres geraram outro tipo de criatura: os nefilins. No original hebraico, nefilins significa “aqueles que fazem cair”. São os destruidores. Eles se tornaram homens de renome na antiguidade por sua diferenciação na força e maldade (Gn 6:4).

Então, a união entre dois seres de espécies diferentes, gerou um terceiro tipo de criatura. No caso de Gênesis gerou um ser gigante, um tipo de criatura onde Espírito de Deus não podia habitar. Um ser alterado geneticamente. Há algo que o Homem tem feito e isso poderá trazer à Terra um novo tipo de ser: manipulação genética. Com o avanço da ciência o Homem já tem feito várias experiências na área genética:

  1. Sementes transgênicas;
  2. Clone de animais;
  3. Estudo em células-tronco que possibilitarão a reprodução de órgãos humanos;
  4. Tecnologia para definir cor de olhos, sexo dos bebês;
  5. O clone humano: Alguns acreditam que os cientistas já fizeram um clone humano. Não temos certeza sobre isso. Mas se não o fizeram ainda, devem estar bem perto.

Há só uma pergunta: que tipo de ser será esse criado pelo próprio homem? Em Gn 6:3, a Bíblia diz que o Espírito não agirá para sempre no homem. Hoje, o Espírito Santo age tocando e regenerando o espírito do homem mas, será que essa nova raça de homens terá espírito capaz de ser convencido pelo Espírito de Deus? Provavelmente não! E provavelmente, o anticristo será fruto dessa alteração genética. O Espírito de Deus não vai agir, mas o espírito maligno vai. Por isso, em Apocalipse o anticristo não é chamado de homem mas, de besta. E o seu número é 666: o número 6 é o número do homem, portanto 666 é o homem na sua plenitude.

Conclusão: Vivemos os últimos dias! Devemos estar alertas, porque o fim está muito mais próximo do que alguns imaginam. Quando os fariseus perguntaram a Jesus quais seria os sinais da vinda do seu reino, a resposta do Senhor foi muito clara: será como nos dias de Noé. Quando o mundo estiver vivendo como nos dias de Noé o Senhor virá para estabelecer o seu reino.

Portanto, resta-nos uma pergunta: Será que existe alguma semelhança entre os nossos dias e os dias de Noé? Será que alguns desses sinais nos sãos familiares? Certamente todos estão! Portanto, não nos resta muito mais tempo. A vinda do Senhor está próxima. Jesus está voltando!