A hora certa de servir ao Senhor!

Texto base: João 13:4-5    

Tudo o que João relatou aqui, aconteceu imediatamente após a ceia. O que aconteceu nessa ceia jamais aconteceria em qualquer outro lugar, mesmo em uma casa simples nos dias de Jesus. E quando os discípulos acordaram para o que havia acontecida, era tarde demais. Por isso, eu quero refletir com você sobre o tema A HORA CERTA DE SERVIR AO SENHOR! E qual a hora certa de servir ao Senhor?

I – A HORA CERTA É QUANDO SURGE A OPORTUNIDADE:

  1. Na época de Jesus as ruas e estradas não eram asfaltadas e as pessoas não usavam sapatos. Quem tinha algum poder aquisitivo usava sandálias abertas feitas de couro e quem era pobre ou escravo andava descalço. Quando uma pessoa caminhava na rua debaixo do sol quente da Palestina os pés ficavam totalmente empoeirados. Se a pessoa suasse ou transpirasse muito aquela poeira se transformava numa espécie de lodo.
    1. Quando a pessoa chegava em casa, com os pés empoeirados, se essa pessoa tivesse algum poder aquisitivo ela tinha um servo que vinha imediatamente com uma bacia de água fresquinha e lavava os pés do dono da casa. Isso acontecia no dia a dia, fazia parte da rotina de toda família.
    1. Quando tinham um banquete, uma ceia, um jantar ou uma festa, o dono da casa tinha vários criados já preparados, com bacia e água limpa e fresquinha para receber os convidados que vinham das ruas com os pés empoeirados. E esses criados com uma toalha e a bacia com água, lavavam os pés dos convidados e os enxugava. Esse ato de lavar os pés de um convidado em um banquete, acontecia antes do jantar.
    1. Os convidados ficavam semideitados nas mesas que eram baixas em formato de semicírculo e os criados vinham por trás com a bacia e a toalha para lavar e enxugar os seus pés até no máximo um pouquinho antes da refeição quanto todos já estavam à mesa. Portanto, tudo o que aconteceu após a ceia, era para ter acontecido antes, como só aconteceu depois, eles perderam uma grande oportunidade de servir ao Senhor.
    1. Isso significa que todos jantaram com os pés sujos, porque ninguém conseguiu ver a oportunidade diante de si. Além de Jesus havia doze discípulos e não teve nenhum que pudesse lavar os pés dos outros e nem mesmo do próprio Mestre. Depois daquele dia nunca mais qualquer um dos discípulos de Jesus teve a oportunidade de servi-lo daquela forma novamente.
  2. Sabe qual é a hora certa de servir ao Senhor? Na hora que surge a oportunidade! Os discípulos perderam! Mas você não pode perder! O tempo de servir ao Senhor é hoje! A hora de servir é agora! Porque nossos dias nessa terra estão contados. 
  3. Os discípulos perderam uma oportunidade que jamais se repetiria na vida deles. Mas eu declaro que você não vai perder! 

II – A HORA CERTA É A HORA DE MOSTRAR NOSSA HUMILDADE:

2.1. Naquela época esse hábito de lavar os pés antes de comer era seguido à risca. E se a pessoa não tivesse poder aquisitivo para ter um criado, o filho mais novo, ou o menor da família tinha que vir com a toalha e com a bacia de água para lavar os pés do convidado. Era uma tarefa que não fazia parte apenas da etiqueta social era o costume daquela época.

2.2. Jesus naquela última semana caminhou da Galileia até Jerusalém. E ficou a semana toda caminhando entre o Monte das Oliveiras onde ele pernoitava e o templo de Jerusalém, de forma que os seus pés ficaram bastante empoeirados. Durante uma semana Ele e todos os discípulos ficaram com os pés não apenas empoeirados mas também encardidos.

2.3. Então quando chegou a hora da Páscoa o Evangelho de Lucas diz que ali dentro do cenáculo (Lc. 22.24) começou uma discussão entre os discípulos para saber qual deles parecia ser o maior.Então eles começaram a discussão para saber quem era o mais importante para sentar-se mais próximo de Jesus. E todo mundo queria sentar-se mais próximo de Jesus. Quem sentou ao lado de Jesus foi João e Judas Iscariotes.

2.4. Mas antes do Jantar, antes da ceia o que precisaria ser feito? Lavar os pés empoeirados. Porque todos já estavam ali, deitados nas almofadas, apoiados com o cotovelo, preparados para iniciar aquela Páscoa, aquela ceia. Mas ninguém, nenhum dos doze, se ofereceu para ir pegar a bacia encher de água e lavar os pés dos demais.

2.5. Eles acreditavam que depois daquele jantar Jesus seria coroado rei sobre Israel. De fato seria, não com uma coroa de ouro, e sim com uma coroa de espinhos.Eles queriam saber quem era o mais importante para poder dizer: “Eu vou fazer parte da equipe ministerial do novo rei.”

2.6. Sabe o que foi isso? Orgulho! Orgulho por posição na mesa, orgulho por cargo, orgulho por parecer importante. Todos comeram inclusive Jesus com os pés encardidos, porque ninguém quis assumir a posição de servo e lavar os pés uns dos outros.

2.7. E acabada a ceia Jesus se levantou não disse uma palavra. Ele tirou as vestes na frente de todos aqueles discípulos, pegou uma toalha, amarrou na cintura, cingiu-se, enrolou em volta do seu corpo. Depois pegou uma bacia vazia e a encheu com agua e em seguida começou a lavar os pés de cada discípulo sem dizer nenhuma palavra.

  • A grande lição do lava pés foi a lição do serviço! Jesus corrigiu aquela ideia de um querer ser maior do que o outro e pelo seu exemplo os ensinou a serem verdadeiros diáconos uns dos outros. Jesus não queria levantar uma elite de homens importantes, mas de servos verdadeiros. A hora certa de servir é quando temos a oportunidade de agir como servos. Somos todos diáconos!

III – A HORA CERTA É ANTES DA ETERNIDADE:

3.1. Quem imagina que o Céu é um lugar de inatividade, engana-se grandemente. A Bíblia nos assevera com toda a clareza, que por toda a Eternidade serviremos ao Senhor com nossa adoração. O céu não será um lugar para ficar sem fazer nada (Apocalipse 22.3).

3.2. Sabe o que esse texto está dizendo? Que quem é servo hoje, vai servir ao Senhor naquele dia também. Por isso a hora certa de servir ao Senhor é antes da eternidade. Hoje estamos sendo treinados para aquele grande dia, quando reinaremos com o Senhor sobre as nações da terra.

3.3. Por melhor profissional que você seja, todo o seu trabalho um dia vai se encerrar aqui, e muito do que você fez algum tempo depois ninguém se lembrará mais. Quem serve ao Senhor hoje, quando seu serviço aqui terminar, tem algo maior e mais glorioso esperando por você na eternidade.Todavia, há muitas pessoas que ainda não servem ao Senhor! E hoje é o tempo oportuno de você decidir servir ao nossos Deus.

  • Sabe qual é o primeiro passo para servir ao Senhor? É reconhecê-lo como Senhor e Salvador de sua vida. E se for o seu caso, esse é tempo certo de servir a Ele. O alvo final é que todo joelho se dobre e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor (Fp. 2:5-11).

COMPARTILHAMENTO

  1. O que você tem feito com as oportunidades que o Senhor tem te dado de servir a Ele? Compartilhe!

2) O que você diria para um irmão que tem deixado de servir a Deus e aos irmãos por causa do orgulho? Compartilhe!

3) “Hoje estamos sendo treinados para servir naquele grande dia”, o que você entende sobre essa afirmação? Compartilhe!!

MOMENTO DE ORAÇÃO, OFERTA:

ORAÇÃO: Ore para que todos sejam fortalecidos na Graça!

OFERTA: Não há colheita sem semeadura! Vamos semear!?