Ministração: Pastor Samuel Seixas
Texto Base: Hebreus 10.35-39
O espírito de desistência é um dos grandes males que tem assolado, não somente a Igreja de Cristo, como toda a sociedade. Casamentos desfeitos, filhos abandonados, estudos não concluídos, responsabilidades esquecidas e, o pior de tudo: a comunhão com Deus deixada de lado.
Você já pensou alguma vez em desistir de tudo? Simplesmente abandonar tudo e fugir para bem longe daquilo que te faz sofrer? Normalmente esse tipo de pensamento nos assola, quando estamos passando por dificuldades em nossa vida. Por isso, o autor de Hebreus é incisivo ao afirmar: “tendes necessidade de perseverança!” Nós somos da fé! E a fé jamais recua! Eu também não vou recuar! Declare isso: Eu também não vou recuar! Vejamos pois por que a fé verdadeira jamais recua:
I – PORQUE ELA ME CAPACITA A VIVER A PALAVRA:
1.1. No momento que o Senhor lhe dá uma palavra, a Palavra tem a missão de mudar o seu interior de maneira que seu exterior reflita o que aconteceu no seu interior. Ou seja, quando a Palavra penetra o seu espírito ela vai habilitá-lo a viver essa nova experiência, logo seu comportamento é alterado.
1.2. Mesmo que a situação que você esteja vivendo perdure, sua atitude é alterada pela fé depositada na Palavra de Deus. Eu não estou vendo, eu não estou sentindo, mas eu estou crendo.
1.3. Por isso, a fé vem pelo ouvir e não pelo ler. A fé não vem quando você lê a Bíblia, a fé vem quando o Espírito lê a Bíblia para você.
II – A FÉ JAMAIS RECUA QUANDO ELA É BASEADA NA GRAÇA:
2.1. Quando o autor de Hebreus afirma: “Meu justo viverá da fé e se ele recuar…” Ele está dizendo que existe a possibilidade de recuar.
2.2. Quando nós estudamos o contexto da carta aos Hebreus podemos perceber que o que ele está falando aqui literalmente é o seguinte: se ele recuar para a lei. O autor de Hebreus gasta 13 capítulos para mostrar que o sacerdócio não é mais levítico o sacerdócio é de Melquisedeque. E quando ele diz não recue, ele está dizendo: não volte ao caminho da meritocracia. Não volte ao caminho do esforço próprio. Não volte ao caminho do sacrifício. Aprenda a andar na obra consumada de Cristo.
2.3. Fé é andar no feito! Não há nada que eu esteja enfrentando que já não foi resolvido. Eu não tenho que fazer eu tenho que entrar no que é meu. E eu só consigo entrar pela fé.
2.4. E ninguém recua de uma hora para outra. Existe um processo que envolve o recuar na fé: Decepção, dor, questionamento, abandono do procedimento da fé, abandono da confissão da fé é resultado de uma vida cristã que tirou os olhos de Cristo e colocou nos méritos próprios.
III – A FÉ BASEADA NA REPUTAÇÃO DE DEUS:
3.1. O autor de Hebreus afirma que alguns irmãos começam bem, mas o problema deles é que não vão até o final com Deus. Por isso ele é claro ao afirmar: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança…”
3.2. E uma coisa que é muito interessante no livro de Hebreus é que quando o autor fala da necessidade de perseverar, de não recuar, ele sempre nos aponta para Cristo. Ou seja, ele tira a pressão de nós e coloca em Deus.
3.3. Ao justo diz ele compete crer e dia após dia, seguir vivendo pela fé. Mas quem vai fazer de fato as coisas acontecerem e quem vai entrar em cena é o Senhor: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.” . É ele quem vem, é ele quem faz, é ele quem se manifesta. Meu trabalho o tempo todo é crer: João 6.28,29 De acordo com a resposta de Jesus a nossa parte em fazer a obra de Deus é apenas crer: “ a obra de Deus é que creiais…”
Quando você não crer você fica debaixo de pressão, mas quando você crer não é mais a sua reputação que está em jogo, não é mais o seu nome que está em questão. Quando você crer você sai da cena onde as coisas têm que acontecer e joga o canhão de luz sobre o Senhor. Salmo 121.1,2 / II Coríntios 4.8-13
Compartilhamento
1) O que essas Palavras sobre a Fé têm mudado no seu interior que tem refletido no seu exterior? Compartilhe!
2) Qual é o seu maior desafio de fé hoje!? Como tem perseverado para alcança-lo!? Compartilhe!