A FÉ JAMAIS RECUA

Ministração: Pastor Samuel Seixas

Texto Base: Hebreus 10.35-39

 O espírito de desistência é um dos grandes males que tem assolado, não somente a Igreja de Cristo, como toda a sociedade. Casamentos desfeitos, filhos abandonados, estudos não concluídos, responsabilidades esquecidas e, o pior de tudo: a comunhão com Deus deixada de lado.

Você já pensou alguma vez em desistir de tudo? Simplesmente abandonar tudo e fugir para bem longe daquilo que te faz sofrer? Normalmente esse tipo de pensamento nos assola, quando estamos passando por dificuldades em nossa vida. Por isso, o autor de Hebreus é incisivo ao afirmar: “tendes necessidade de perseverança!” Nós somos da fé! E a fé jamais recua! Eu também não vou recuar! Declare isso: Eu também não vou recuar! Vejamos pois por que a fé verdadeira jamais recua:

I – PORQUE ELA ME CAPACITA A VIVER A PALAVRA:

     1.1. No momento que o Senhor lhe dá uma palavra, a Palavra tem a missão de mudar o seu interior de maneira que seu exterior reflita o que aconteceu no seu interior. Ou seja, quando a Palavra penetra o seu espírito ela vai habilitá-lo a viver essa nova experiência, logo seu comportamento é alterado.

     1.2. Mesmo que a situação que você esteja vivendo perdure, sua atitude é alterada pela fé depositada na Palavra de Deus. Eu não estou vendo, eu não estou sentindo, mas eu estou crendo.   

      1.3. Por isso, a fé vem pelo ouvir e não pelo ler. A fé não vem quando você lê a Bíblia, a fé vem quando o Espírito lê a Bíblia para você.

  • Hebreus 5.14 fala que o seu espírito como uma faculdade possui tudo o que você precisa para viver a Palavra. Quando o Espirito Santo começa a se relacionar com você ele transcende a sua mente, ou seja, as funções da sua alma e a dimensão do seu corpo. Porque ele se move numa dimensão superior.
  • E nessa dimensão do espírito a Bíblia afirma que tudo é possível ao que crer! Quando você começa a aprender nessa faculdade do espírito a vitória se estabelece de fé em fé de glória em glória. E o que está escrito é: não retrocede não. Porque em pouco tempo aquele que há de vir virá; não tardará.
  • Não tenha medo de falar o que você crer! Não seja tímido! Ouse crer, falar e viver a palavra da fé e assim, avance em Deus!

II – A FÉ JAMAIS RECUA QUANDO ELA É BASEADA NA GRAÇA:

      2.1. Quando o autor de Hebreus afirma: “Meu justo viverá da fé e se ele recuar…”  Ele está dizendo que existe a possibilidade de recuar.

      2.2. Quando nós estudamos o contexto da carta aos Hebreus podemos perceber que o que ele está falando aqui literalmente é o seguinte: se ele recuar para a lei. O autor de Hebreus gasta 13 capítulos para mostrar que o sacerdócio não é mais levítico o sacerdócio é de Melquisedeque. E quando ele diz não recue, ele está dizendo: não volte ao caminho da meritocracia. Não volte ao caminho do esforço próprio. Não volte ao caminho do sacrifício. Aprenda a andar na obra consumada de Cristo.

      2.3. Fé é andar no feito! Não há nada que eu esteja enfrentando que já não foi resolvido. Eu não tenho que fazer eu tenho que entrar no que é meu. E eu só consigo entrar pela fé.

  • Eu devo basear minha fé numa obra totalmente realizada. Eu creio naquilo que já foi feito. E essa é a beleza do cristianismo. Nós não cremos em algo que vai acontecer. Nós cremos em algo que já foi realizado.
  • A base da nossa fé não é uma possibilidade futura mas um fato que foi testado há cerca de 2000 anos atrás. O que agrada a Deus é a nossa fé em Cristo, em sua obra, em seu sacrifício, em seu perdão em sua justiça. Hebreus 11.6

       2.4. E ninguém recua de uma hora para outra. Existe um processo que envolve o recuar na fé: Decepção, dor, questionamento, abandono do procedimento da fé, abandono da confissão da fé é resultado de uma vida cristã que tirou os olhos de Cristo e colocou nos méritos próprios.

  • A fé que não recua é a fé baseada na graça! A Fé que não recua é a fé do justo! Daquele que foi justificado única e exclusivamente pela obra da cruz.

III – A FÉ BASEADA NA REPUTAÇÃO DE DEUS:

       3.1. O autor de Hebreus afirma que alguns irmãos começam bem, mas o problema deles é que não vão até o final com Deus. Por isso ele é claro ao afirmar: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança…”

        3.2. E uma coisa que é muito interessante no livro de Hebreus é que quando o autor fala da necessidade de perseverar, de não recuar, ele sempre nos aponta para Cristo. Ou seja, ele tira a pressão de nós e coloca em Deus.

        3.3. Ao justo diz ele compete crer e dia após dia, seguir vivendo pela fé. Mas quem vai fazer de fato as coisas acontecerem e quem vai entrar em cena é o Senhor: “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará.” . É ele quem vem, é ele quem faz, é ele quem se manifesta. Meu trabalho o tempo todo é crer: João 6.28,29 De acordo com a resposta de Jesus a nossa parte em fazer a obra de Deus é apenas crer: “ a obra de Deus é que creiais…”

  Quando você não crer você fica debaixo de pressão, mas quando você crer não é mais a sua reputação que está em jogo, não é mais o seu nome que está em questão. Quando você crer você sai da cena onde as coisas têm que acontecer e joga o canhão de luz sobre o Senhor. Salmo 121.1,2 / II Coríntios 4.8-13

  • Nosso Deus tem uma reputação de fazer coisas consideradas impossíveis! E um compromisso de velar pela sua Palavra para fazê-la cumpri! O nosso trabalho é crer, o trabalho de Deus é fazer. A fé nunca recua! Faça como a fé!

Compartilhamento

1) O que essas Palavras sobre a Fé têm mudado no seu interior que tem refletido no seu exterior? Compartilhe!

2) Qual é o seu maior desafio de fé hoje!? Como tem perseverado para alcança-lo!? Compartilhe!