Assentando-se à mesa do Rei

Texto base: 2 Sm 9

Nesta passagem lemos sobre o rei Davi, que em nome da aliança que tinha com Jônatas, buscava alguém da descendência do rei Saul para que pudesse agir com bondade. Nesse momento, Ziba se manifesta avisando que havia um filho de Jônatas, aleijado dos dois pés, chamado Mefibosete. Vemos aqui uma clara alegoria onde o rei Davi representa Jesus e Mefibosete a nós. Os pés aleijados de Mefibosete apontam para os nossos caminhos tortos. Somos todos escravos do pecado, mas Jesus busca homens e mulheres para trazer sobre eles sua bondade, independente da sua condição e caminhos tortos, ele os chama terem sua vida restaurada!

Chamado de Lo-Debar

Então, quando questionado sobre Mefibosete, Ziba relata que ele estava em Lo-Debar, que significa lugar de sequidão, morando na casa de Maquir, um homem nobre. Assim, apesar de estar em uma terra de sequidão, ele morava em uma casa onde havia fartura. Somos assim também: podemos até viver aparentemente seguros, mas com aquela sensação de que algo está faltando. Pois mesmo tendo uma vida boa, Deus sabe que falta algo e por isso nos chama para a sua mesa, onde seremos plenamente supridos!

Não temas!

Davi manda trazer Mefibosete até sua presença e quando ele chega diante do rei se ajoelha com o rosto em terra. Mefibosete estava claramente com medo. Davi, porém, o chama pelo nome e diz para que não temesse. Isso fala muito sobre como nos relacionamos com Deus. Muitas vezes vivemos diante dele com medo, por não conhecermos o seu amor. Mas assim como Davi fez com Mefibosete, o Senhor nos chama pelo nome e nos diz: “-Não temas!”. Em sua aliança feita na cruz através de Jesus, Deus manifesta seu amor por nós e nos traz para a sua mesa, onde desfrutamos de uma vida plena e sem medo! Ele decidiu nos amar e precisamos crer nisso!

Não seja incrédulo

Em resposta a Davi, Mefibosete tem uma atitude de auto comiseração colocando-se como um cão morto. Isso até pode soar como humildade, mas não é. Nos colocamos com humildade diante de Deus engrandecendo seu nome por tudo o que ele fez e faz por nós! Afastando de nós o espirito de coitadinho e nos enchendo de um coração grato e nos rendendo a ele! Não podemos ser incrédulos diante de Deus, preferindo acreditar nas mentiras de Satanás. Devemos viver pela fé no amor de Deus e na obra redentora de Cristo na cruz! Usufrua da mesa do Rei!

A mesa do rei

A mesa do Rei aponta para o sangue de Jesus. Quando estava assentado à mesa do rei, os pés de Mefibosete não ficavam aparentes, ou seja, sua deficiência deixava de ser aparente. Da mesma forma, quando somos cobertos pelo sangue de Jesus, deixamos de refletir nossa natureza caída, nossos caminhos tortos e passamos a refletir Cristo! Deus está nos chamando para assentarmos em sua mesa independente das nossas debilidades!

Assentar à mesa do rei fala de nobreza. Deus quer restituir a honra em nossa vida. Na mesa do rei experimentamos de dupla honra. Por isso precisamos ter uma coração grato diante de Deus. Mais do que aos seus benefícios, precisamos nos apegar a presença de Deus com gratidão!

Pr Samuel Seixas