A bem-aventurança dos justos

Texto base: Salmo 1 

Neste salmo Davi nos dá uma visão sobre a base da felicidade do justo, sua conduta e bênçãos que receberá do Senhor; e em contraste com isso o estado, caráter e futuro daqueles que não temem a Deus.

Atitudes do bem-aventurado

Primeiramente vemos que o homem bem-aventurado tem pelo menos três atitudes:

  • Não ouve o conselho dos ímpios;
  • Não anda no caminho dos pecadores;
  • E nem se junta com aqueles que zombam de Deus.

A lei do Senhor

Ao invés disso prefere meditar na lei do Senhor. Claro que não é simplesmente decorar os 10 mandamentos. Em Mateus 22:37-40, Jesus resume todos eles em 2 mandamentos: amar a Deus acima de tudo e amar seu próximo como a si mesmo. Vemos então que meditar na lei é meditar em como amar mais a Deus, a igreja, a célula, etc; e também em como amar mais aos irmãos, insistir com os mais fracos, lutar pela concordância e unidade em amor!

Árvores frutíferas

Davi segue então comparando o homem bem-aventurado a uma árvore. E isso, porque o propósito de uma árvore é embelezar e dar frutos. Assim, podemos dizer que fomos criados para abençoar outras pessoas! O salmo ainda diz que somos árvores plantadas juntos o ribeiro de águas. Estar plantado significa ter raiz aprofundada, pois, ela fornece estrutura e alimento necessário para o sustento! Precisamos nos aprofundar em Deus, pois lá é que temos segurança e alimento forte e só conseguimos isso através de uma vida da oração.

Como consequência disso, começamos a produzir frutos no tempo correto: na aflição paciência e não desespero, na prosperidade gratidão e na oportunidade zelo. Também exibiremos uma folhagem que não murcha. Isso fala de um testemunho irrepreensível perante os homens!

O caminho dos ímpios

Os ímpios não desfrutam de tais benefícios. O salmo relata que todas as bênçãos que o Senhor decretou em nossa vida são desfeitas na vida do ímpio. Eles já estão condenados diante de Deus e não permanecem no meio do seu povo. Seu caminho os levará à ruína.

Mas o versículo final declara que Deus conhece o caminho daqueles que são justos, conhece o coração dos que amam e buscam ao Senhor. Aleluia!

Pr. Samuel Seixas