TEMA: EXPECTATIVA DE UMA GRANDE CHUVA – I Reis 18:41-46
EDIFICAÇÃO: Expectativa e fé, embora semelhantes, não são a mesma coisa. Um cristão instruído não confundirá as duas. É possível ter expectativa sem fé. Mas é impossível ter fé verdadeira sem uma grande expectativa no coração. O Espírito Santo tem nos levado a crer por um tempo de chuva, por isso hoje eu quero alimentar essa fé no seu coração através da Palavra do Senhor criando uma expectativa ainda maior, para o que Deus começou a fazer em nosso meio. Vamos usar o exemplo do profeta Elias, para meditar sobre o tema: EXPECTATIVA DE UMA GRANDE CHUVA! Vejamos:
I – MANTENHA A EXPECTATIVA MESMO EM TEMPO DE SEQUIDÃO:
II – MANTENHA EXPECTATIVA APESAR DA INCREULIDADE AO SEU REDOR:
2.1. Eu preciso estar vigilante para não ser afetado pela incredulidade das pessoas ao meu lado. Acabe não acreditava, o moço de Elias não acreditava! Mas Elias permaneceu firme pelo que ele ouviu de Deus no seu espírito. E por causa da convicção que ele tinha ele não se deixou ser abalado pela incredulidade daqueles que estavam perto dele (I Reis 18:42-43).
2.2. Enquanto o rei comia e bebia o moço de Elias ia e voltava trazendo más notícias. Cada vez que ele chegava diante do profeta e abria a boca era só para dizer: “Não está acontecendo nada…” Normalmente a incredulidade que nos atinge é aquela que está bem perto de nós. Normalmente a incredulidade que impede a chuva de Deus de vir sobre uma casa é a incredulidade que está dentro daquela casa.
III – AUMENTE A SUA EXPECTATIVA DIANTE DOS PEQUENOS SINAIS:
3.1. Depois de por seis vezes trazer notícias negativas, depois de por seis vezes o discípulo falar que a oração de Elias não estava adiantando nada, que nada estava acontecendo, na sétima ele vem ainda desanimado trazendo uma notícia diferente mas sem nenhuma expectativa: uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem.
3.2. Às vezes Deus manda pequenos sinais para encorajar a nossa fé, mas muitos ao invés de se sentirem estimulados desprezam o pequeno sinal. O moço de Elias falou: É só uma pequena nuvem! Mas a atitude de Elias foi bem difernte: Para mim já é suficiente. Vá e diga a Acabe que corra, porque vai chover e vai chover forte. A fé é estimulada por pequenos sinais. Mas a incredulidade despreza as pequenas coisas. Vejamos alguns exemplos:
a) O Exemplo de Davi: Israel estava num desafio de vencer Golias, nem Saul nem qualquer dos seus soldados se dispuseram a lutar. De repente vem Davi pequenininho. Todos esperavam que quem iria vencer Golias era um homem grandão, mas ao contrário do que todos imaginavam foi um menino pequenininho quem se dispôs a encarar Golias. A minha armadura é um estilingue e uma pedrinha, disse Davi! Acredite! Coisas pequenininhas vão trazer grandes milagres.
b) O Exemplo da multiplicação dos pães: Jesus está pregando para uma multidão de pessoas. O povo já estava com ele por muito tempo. Estavam todos com muita fome! Homens, mulheres e crianças, e não havia nenhuma padaria por perto, nem dinheiro para comprar pão para tanta gente. Sabe como o milagre aconteceu? Através de cinco pães e dois peixinhos, pequenininhos.
c) O Exemplo do pagamento do imposto: A Bíblia conta que os discípulos estão atravessando de uma cidade para outra e têm que pagar impostos. Mas eles dizem: “Não tem dinheiro.” E Jesus manda Pedro pescar um peixinho no mar. E quando ele pesca aquele peixinho pequeninho é mais do que o suficiente para pagar o imposto de Jesus e o dele.
COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS