O CRENTE ABRAÃO E O CRENTE LÓ

O CRENTE ABRAÃO E O CRENTE LÓ

Ministração: Pastor Samuel Seixas

Livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis
(Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas);

2 Pedro 2:7,8

A história de Abraão e Ló aponta para dois tipos de crente: o crente espiritual e o crente carnal. Os dois eram justos, todavia as suas atitudes foram diferentes diante de Deus. Veremos sete pontos que nos ensinam como não andarmos como Ló, o crente carnal, mas como um crente espiritual que é Abraão.

1 – O CRENTE ESPIRITUAL OUVE A DEUS, MAS O CRENTE CARNAL OUVE PESSOAS

O primeiro sinal de alguém que anda como Abraão é que ele ouve a Deus. Gênesis 15:7, relata que Deus fala com Abraão. Este é sinal do crente espiritual, ele ouve a voz a Deus.

Crentes carnais andam baseados em pessoas, ou seja, em relacionamentos. Falamos muito que a igreja é baseada em relacionamentos, mais isso é para o novo convertido. O crente espiritual tem um relacionamento de intimidade com Deus. Abraão ouvia ao Senhor e Ló ouvia pessoas. Você deve aprender a ouvir a Deus e ser um crente espiritual.

2 – O CRENTE ESPIRITUAL ANDA POR FÉ E O CRENTE CARNAL ANDA POR VISTA

Gênesis 13:7-10 relata que Abrão e Ló eram ricos, pois tinha pastores que cuidavam de seus rebanhos. Ambos tinham a mesma condição, mas não a mesma visão. Abraão tinha um olhar de fé, porem Ló andava pela sua vista.

Não podemos ser guiados pelas nossa ótica, mais precisamos ser guiados pelos olhos da fé.

3 – ABRAÃO HABITOU EM TENDAS, LÓ HABITOU EM SODOMA E GOMORRA

Hebreus 11:9-10 relata que Abraão habitou em tendas e isso apontava para o mover de Deus, pois naqueles dias o mover era habitar em cidades. Porem Ló foi habitar em cidades, Sodoma e Gomorra. Abraão andava conforme o mover de Deus, Ló andava conforme o mover do mundo.

Deus quem edificou a vida de Abraão e o Senhor também é quem edifica a sua casa. Por isso ande conforme a vontade de Deus.

4 – LÓ FOI LEVADO CATIVO, ABRAÃO FOI LIBERTÁ-LO

Em Gênesis 14:14-16, Abraão enfrenta uma batalha contra quatro Reis para libertar Ló e vence esta guerra. E a maneira de Abraão agradecer ao Senhor foi entregando o seu dízimo à Melquisedeque, rei de Salém. Mas Ló, mesmo sendo libertado por Abraão, volta para Sodoma e Gomorra. O crente carnal em vez de seguir os caminhos de Deus, ele prefere andar nos caminhos do mundo.

O crente espiritual se preocupa com o testemunho de Deus em sua vida. Já o crente carnal não tem vergonha nenhuma de mostrar as coisas mundanas de sua vida.

5 – DEUS FALOU COM ABRAÃO, MAS LÓ NÃO PERCEBEU O MOVER DE DEUS

Deus só compartilha a sua vontade, com os crentes espirituais. Abraão ouvia a Deus e por isso reconhecia o mover do Senhor. O crente carnal não consegue reconhecer o mover de Deus. Seja como Abraão, ouça a Deus e ande dentro do mover do Senhor.

6 – LÓ FOI SALVO PELA INTERCESSÃO DE ABRAÃO

O crente espiritual passa por problemas, mais o crente carnal é o problema. Não podemos ser o problema. Devemos fazer parte da solução.

Gênesis 19:15-16, mostra que Sodoma e Gomorra seria destruída, mas mesmo assim Ló demorou em tomar a atitude de sair da cidade. Assim são com os crente carnais, em vez de serem a solução, fazem parte do problema.

Abraão era a solução. Assim devemos ser na presença de Deus e dos irmãos. Seja Abraão, seja a solução.

7 – ABRAÃO GEROU ISAQUE; LÓ GEROU AMON E MOABE

O final do homem espiritual é sempre gerar frutos que apontam para Cristo. Abraão gerou Isaque. Isaque aponta para Jesus. Deus quer que geremos frutos que apontam para Deus.

Porém o homem carnal gera frutos que não apontam para a vontade de Deus. Gênesis 19:33-37 relata o final de sua história: Ló morreu pobre e destruído. E o pior teve uma terrível maldição em sua casa: houve incesto com suas duas filhas. E deste incesto, foram gerados os dois filhos de Ló, que são Moabe a Amom.

Deuteronômio 23:3 relata os frutos do homem carnal. Estes frutos foram rejeitados pelo Senhor.

Hoje Deus está te chamando para se posicionar como um crente espiritual. A sua vida e sua casa devem apontam para Deus. Não ande por sua vista, mais creia que suas obras serão as mesmas de Abraão.